segunda-feira, 10 de junho de 2013


UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
CENTRO DE EDUCAÇÃO - CEDUC
CURSO DE PEDAGOGIA


DISCIPLINA: TIC's
PROFª: TERESA KÁTIA ALVES DE ALBUQUUERQUE
ACADÊMICO (A): Lidia Maria F. Medeiros

Blog 1

Título do Blog: Evasão Escolar
Endereço do blog: http://evasaoescolarpedagogia.blogspot.com.br/

O objetivo desse blog é esclarecer o que é Evasão Escolar, as consequências e as possíveis soluções de tal abandono escolar. O blog vai abordar um sério problema que vem se agravando na educação brasileira: a evasão escolar. A evasão escolar ocorre quando o aluno deixa de frequentar a aula, caracterizando o abandono da escola durante o ano letivo. Esse problema não está localizado numa área específica e, para solucioná-lo seria fundamental a união da escola, da equipe pedagógica, do governo, da família e dos alunos. O público alvo é a sociedade de modo geral.
O designer do blog tem como pano de fundo um tema pertinente ao conteúdo educacional da página. As letras são grandes e de fácil leitura. A linguagem abordada é de fácil compreensão e o conteúdo bastante interessante. O blog tem fotos e poesia, que além de enriquecer visualmente a página, também despertam a atenção do leitor. O blog apresenta uma pesquisa/enquete para participação do público sobre o conteúdo abordado na página.

Blog 2 

Título do Blog: Educação de Jovens e Adultos a Distância: desafios do aprender.
Endereço do blog: http://ejaeadcesas.blogspot.com.br/p/nossa-historia.html

Este é um blog de educação a distancia e tem por finalidade divulgar a história da EJA/EAD da SEEDF cujo objetivo principal é a educação de jovens e adultos - 2º Segmentos-Série Finais e 3º Segmento - via educação à distância. O público alvo do blog é o estudante que, por razões muitas vezes alheias a sua vontade, fazia parte de uma parcela da população retida no processo escolar e agora através da Educação a Distancia tem a oportunidade de realizar seu sonho de estudar.
 O designer do blog tem seu pano de fundo adequado ao tema educacional e consta de um índice onde o estudante tem acesso a escolha do assunto a consultar. O blog é colorido, tem figuras e alem de notícias e eventos, aborda assuntos pertinentes a educação voltada para esse grupo específico, abrindo espaço para comentário/postagens dos estudantes. O menu superior tem links importantes que permitem o acesso a História do Eja, Glossário, Serviços, Dúvidas, Fale conosco, Notícias, Depoimentos, Eventos e Matricula onde o aluno tem acesso a prazo de matrícula e notícias sobre o calendário do curso. O blog também disponibiliza ao leitor/estudante, na parte inferior da página, links de busca para Pesquisa de diferentes assuntos (Informática Básica, Língua Estrangeira Moderna – Inglês, Sociologia, Matemática, etc.), Livros Eletrônicos, Revistas Online, Museus, Regimentos escolares, Bibliotecas e Centros culturais.

Blog 3

Título do Blog: Portal da 3ª Idade 
Endereço do blog: http://www.portalterceiraidade.com.br/index.htm

Esse blog de informação e cidadania é voltado para a terceira idade. O blog é muito interessante e apresenta de maneira divertida assuntos relacionados a lazer, saúde, direitos, eventos, passeios, relacionamentos, entre outras coisas. O conteúdo do blog é riquíssimo e serve de ferramenta para promover a interação do idoso na sociedade e aumentar a auto-estima da terceira idade
O designer do blog é muito atrativo, tem uma logomarca própria muito interessante e apresenta ilustrações em forma de caricaturas animadas indicando datas comemorativas e anúncios diversos. Os links referentes a textos ou matérias apresentados no blog, alem do título, tem fotografias ou desenhos pertinentes ao assunto a ser abordado. O site é rico em informações e trata de assuntos variados como: saúde, lazer, esporte, artes, legislação do idoso, oportunidade de trabalho, relacionamentos, receitas culinárias, cursos, currículo, sala de bate-papo, enquetes e conta até com um espaço para registrar o desaparecimento de idosos. Tudo isso organizado de forma bastante atrativa. As páginas são bem coloridas, a linguagem de fácil entendimento. O designer é moderno, de muito bom gosto e prende a atenção do leitor. 

REFERÊNCIA:

ALBUQUERQUE, Teresa Kátia Alves de: Teresa Kátia blog da disciplina TICs – PE 419 – 2010.2. Disponível em: HTTP://teresakatiadisciplinatics.blogspot.com.br/2010

http://evasaoescolarpedagogia.blogspot.com.br/
http://ejaeadcesas.blogspot.com.br/p/nossa-historia.html
http://www.portalterceiraidade.com.br/index.htm











Nenhum comentário:

Postar um comentário