sábado, 22 de junho de 2013


UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
CENTRO DE EDUCAÇAO - CEDUC
CURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA: TICs
Prof.ª: TERESA KÁTIA ALVES DE ALBUQUERQUE
 ACADÊMICO (A):  Lídia Maria F. Medeiros

Atividade 5 – Educação a Distância

Conceito 1 - Educação a distância é o processo de ensino-aprendizagem onde professores e alunos não estão fisicamente juntos, estão separados espacial e/ou temporalmente, mas podem estar conectados, interligados por tecnologias, principalmente as telemáticas, como a Internet. Podem ser utilizados também o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o telefone, o fax e tecnologias semelhantes.
Na expressão "ensino à distância” a ênfase é dada ao papel do professor (como alguém que ensina a distância). Preferimos a palavra "educação" que é mais abrangente, embora nenhuma das expressões seja perfeitamente adequada.
Conceito 2: EAD é a sigla para Ensino a Distância, que é uma modalidade que permite que o aluno não esteja presente nas aulas, ele aprende as matérias através de outras ferramentas importantes. O EAD possibilita que o aluno crie seu próprio horário para estudar, geralmente as aulas são vistas pela internet, e o aluno apenas comparece a instituição de ensino para realizar provas e trabalho.  Nessa modalidade, não existe tanto um relacionamento com os professores, o que pode ser prejudicial ou não, depende do tipo de aluno.  O aluno acompanha a matéria através de mídias como televisão, vídeo, CD-ROM, telefone celular, iPod, notebook  e etc.

Conceito 3 : É a modalidade de ensino/educação onde o aluno aprende em sua casa, através de material fornecido e sites disponibilizados  pela instituição responsável pelo ensino. Nessa forma de ensino, o aluno define o horário para o acesso/consulta ao material ou sites didáticos e comparece ao polo institucional, numa data determinada pela instituição, para assistir a aula e elaborar trabalhos presenciais, que são transmitidos, na sua maioria, através de videoconferência. Nesse sistema de ensino não é necessária à figura presencial do professor, mas é imprescindível que o aluno tenha conhecimento e domínio das TICs.

Acredito que essa modalidade de ensino/educação é válida, especificamente, para pessoas que querem dar continuidade aos estudos, mas encontram dificuldades em frequentar uma sala de aula ou tem poucos recursos para isso. Compreendo que a EAD é fundamental para o desenvolvimento do país, mas para que isso ocorra é necessário que essa modalidade de ensino seja controlada pelo governo, levada a sério pelos alunos e principalmente pelas instituições de ensino. É imprescindível que os alunos sejam pessoas adultas, responsáveis e tenham muita disciplina e autonomia. A EAD, a meu ver, é mais uma oportunidade que se abre para a formação de professores na área de TICs, visando o acesso e a integração dos alunos às novas tecnologias de ensino.


Um comentário: